Desafio Criativos da Escola | Missão

VAMOS POLINIZAR ESSA IDEIA?

Americana - SP

Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana

Escola Particular

2º ano do E. Fundamental, 6º ano do E. Fundamental, 2º ano do E. Médio

Chama Na Pista

Confira abaixo como o grupo investigou o problema:

As abelhas estão sumindo, e as principais causas do seu desaparecimento são: uso de pesticidas e agrotóxicos que vem aumentando anualmente no Brasil, o desmatamento e queimadas das florestas, sendo um dos maiores problemas ecológicos no nosso país, as mudanças climáticas e as doenças bióticas. Começamos a observar a natureza e perceber que existiam alguns enxames “perdidos” na nossa escola, procuramos entender porque as abelhas estão fazendo suas colmeias dentro de pilares, muros, canos e até painéis de energia elétrica, foi, então, que ficamos pensando como poderíamos ajudá-las com “casas mais apropriadas”, descobrimos o meliponário urbano como uma das maneiras de preservar a espécie.

Veja, segundo o grupo, quais são as pessoas ou grupos mais afetados por este problema:

Todos os grupos, não somente de pessoas, mas todos os seres vivos sofrem pressão e correm riscos altíssimos com a diminuição da quantidade de abelhas e sua caminhada para a extinção, pois elas são de extrema importância no ciclo da cadeia alimentar. Logo, caso se extingam, levarão toda a humanidade e diversas outras formas de vida com elas.